segunda-feira, 21 de maio de 2007

A mentalidade brasileira

Alguém já disse que "se quisermos mudar um país, temos de mudar a mentalidade do seu povo..." e também "Se quisermos mudar a mentalidade de um povo temos de mudar os princípios em que ele acredita"...
Assim dentro deste raciocínio, chegamos à seguinte pergunta: o Brasil como se encontra atualmente, hoje, está aceitável para nós brasileiros ou precisa mudar, melhorar?
Aos que pensam que o Brasil como está é aceitável, que não há muito a corrigir, então podem deixar esta leitura; mas aqueles que, por outro lado, acham que o Brasil precisa mudar, que necessita se adapotar ao mundo atual e procurar se desenvolver de modo a se aproximar dos países da linha da frente, então aqui é o seu lugar.
Antes de se definir o que precisa ser mudado, é necessário analisar a vida normal dos cidadãos e procurar os erros de conduta, o porquê deles e e então procurar corrigir essas falhas.
Procuraremos aqui, em linguagem acessível à maioria, definir como estamos hoje, o que há para mudar e como vamos corrigir.
Antes de nos embrenharmos nos fatos, é importante aqui definir que quando se fala em mentalidade de um pais, nos referimos a médias gerais, a opiniões com índices de existência em volta dos 80/90%, a opiniões difundidas na massa da população, sempre se sabendo que haverá muitas exceções e variantes dessa mentalidade central admitida.

Um comentário:

Lúcio Andrade disse...

gostei mto do detalhamento historico sobre as varias biografias em comento , entretanto , o pano de fundo do tema reside no que venha ser o pensamento escolastico , e nao apologetico , que fora inicialmente produzido . senao vejamos; escolastica foi um metodo de interpretaçao , surgido na idade média , com o fito de dar respostas as indagaçoes que eclodiam a partir da inconciliaçao valorativa entre fe e razao . seus expoentes em epocas distintas foram augustinho e tomas de aquino , o primeiro, postulava a obdiencia da razao a fé o outro , em sentido contrario a fe a reboque da razao . em sintese , buscava-se conciliar estas duas vertentes do conhecimento humano , tao ou absolutamente dispares .seria um pensamento " sincretico ", uma ilusao filosofica , pois nao atenderia ou atendeu as aguas de rio e as de um mar aberto .digo, ciencia .